Uploaded with Avramovic Web Solutions ImageShack Hotspot

SBV

;

Fotos Igreja


segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Aula de Baixo 6

Capítulo 6: Melhorando o som de seu Contra-Baixo
Recebo vários e-mails comentando o que fazer para melhor o som do baixo. Irei enumerar aqui o que pode ser feito para que o nosso contra-baixo não perca a qualidade durante a execução das músicas ok? Juntamente a isso, colocaremos os vários feitos que poderincrementar o som de seu contra-baixo.

* Sons e timbres no seu contrabaixo :


Para se ter um som de qualidade (limpo sem ruídos e distorções ) no contra-baixo ou em qualquer instrumento elétrico devemos ter qualidade primeiramente na fonte do sinal sonoro, ou seja começando pela qualidade do encordoamento que deve ter um som bem claro e definido, passando pelos captadores magneticos que devem ser de boa qualidade ou seja é preciso captar bem o som das cordas mas não captar ruídos ; é preciso também uma boa regulagem de tensor, braço e ponte afim de se evitar que a corda raspe em determinadas partes do braço e ao mesmo tempo evitar que a corda se distancie muito dos captadores, também é importante ter uma boa fiação interna do instrumento com o polo positivo totalmente isolado e o polo negativo servindo de blindagem contra ruídos de campos magneticos ou mesmo o ruído gerado pela frequência da energia elétrica.

Assim como a fiação interna o cabo externo deve seguir o mesmo padrão , quanto menor a resistencia eletrica do cabo melhor será o sinal recebido pelo amplificador . Os cabos com menor resistência elétrica (com melhor passagem de sinal) são aqueles cuja os contatos são banhados a ouro. O amplificardor também influencia muito na qualidade final do som . Porém deve-se observar a potencia que maxima que um amplificador pode dar sem "rachar" o som . Por exemplo : não se pode querer tirar 200 Watts de um amplificador de 200 Watts . O ideal é sempre se trabalhar com uma sobra de potencia na margem de 50% ou seja para tirar um som com potencia de 200 Watts o ideal é ter um amplificador de 400 Watts .

Assim como os amplificadores deve se adotar o mesmo procedimento para as caixas de som e os falantes(com uma sobra de potencia na base de 50 %) . As caixas de som devem ter o tamanho especifico para cada falante que usa (geralmente os fabricantes de falantes fornecem tabelas de tamanhos de caixa) , os melhores falantes no caso do contra-baixo são aqueles cuja os cones são de aluminio pois não distorcem o som nas notas extremamente graves
Recomenda-se o uso de estabilizadores elétricos e filtros de linha na alimentação eletrica dos amplificadores afim de evitar os ruídos produzidos pela frequencia da energia eletrica.

Mas além disso tudo temos varios equipamentos que melhoram ainda mais o som do contra-baixo elétrico assim como captadores ativos , equalizadores , compressor sustainer , reverberadores , chorus , flanger , etc . Algumas empresas se dedicam a contruir efeitos para o contra-baixo como é o caso da BOSS e da ZOOM e Digitech que possuem pedaleiras multi-efeitos especialmente para contra-baixo


* Efeitos para melhorar o som:


Os efeitos servem para mudar o timbre , ou mesmo para fazer uma regulagem no som do instrumento . Aqui vai um resumo das principais funções dos efeitos mais usados no contra-baixo:


Equalizer

O "Equalizer" como o proprio nome diz serve para equalizar e regular as faixas de graves, médios e agudos no intrumento É o grande responsavel para se conseguir "peso" no intrumento ou seja , no caso do contra-baixo um grave bem forte e definido e sem médios. Indispensavel para quem toca Slap.


Compressor Sustainer

É um efeito de duas funções , ele uniformiza a intensidade do som e também prolonga a duração do som ou seja dá um efeito de sustentação na nota tocada.


Chorus

Ao contrario dos efeitos colocados anteriormente esse não é um efeito de ajuste de som e sim de incrementação . Ele dá um efeito de ondulação no som do intrumento Pode-se conseguir o efeito de tremulação também . Em alguns casos (e marcas) consegue-se manter o som original nas cordas graves e o som com Chorus nas cordas mais agudas do instrumento. Ideal para solos .

Flanger


É também um efeito de incrementação do som . Também dá um efeito de ondulação do som porém uma ondulação muito mais agressiva que a do Chorus. Em suas regulagem maximas tem se a impressão de que ele gera uma nota paralela à nota tocada no instrumento.


Distorção

Também conhecido como Over Drive ou Heavy Metal é muito usado na guitarra porém pouco usado no Contra-Baixo . Simula a saturação dos amplificadores.


Oitavador (Octaver)

Basicamente joga a nota tocada para uma oitava acima ou uma oitava para baixo


Reverb

Também conhecido como Câmara de Eco dá efeito de eco e de sustentação do sinal sonoro . Com esse efeito é possivel simular o som do instrumento como se estivesse em um grande auditório por exemplo .


Wah Wah

Efeito de Ondulação controlado por um pedal . Ou seja você controla a ondulação com o pé . Como o proprio nome diz da um efeito de Wah Wah no som.

 

Seja o primeiro a comentar

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Novo Comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
;

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO