Uploaded with Avramovic Web Solutions ImageShack Hotspot

SBV

;

Fotos Igreja


sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Aula de Teclado 4

Capitulo 5: Ligadura e Ponto de Aumento/Diminuição
  • Ligadura
A ligadura é uma linha curva que se estiver colocada sobre ou sob dois ou mais sons da mesma entonação, indica que os sons ligados não devem ser repetidos; isto é, somente o primeiro som é emitido, os demais serão apenas uma prolongação do primeiro
Ligadura


Esta prolongação terá a duração das figuras ligadas
Exemplo 1
Quando a ligadura vem colocada por cima ou por baixo de sons da entoação diferente, seu efeito é meramente de execução instrumental ou vocal, determinando que entre o primeiro e o último som compreendidos dentro da ligadura não deve haver interrupção e sim, que tais sons se executam ligadamente (conforme abaixo)
Exemplo 2

Ponto de Aumento e Diminuição

Um ponto colocado à direita de uma figura serve para aumentar a metade do valor de duração dessa figura. E por isso chamado Ponto de Aumento.
O ponto substitui a ligadura, que tem a função de somar o tempo de duas ou mais notas.
Ponto de Aumento
Há casos em que a mínima pontuada está valendo uma mínima e mais uma semínima (metade da mínima, uma vez que o ponto serve para aumentar a metade do valor da figura. Logo, podemos dizer que as pausas também podem ser pontuadas.
Já o Ponto de Diminuição vem colocado acima ou abaixo da nota .Por essa razão, o compasso quartenário se transforma em binário. O símbolo do compasso também muda. As colcheias, semicolcheias ,fusas e semifusas tem seu símbolo ligeiramente modificado, por estarem próximas uma das outras.
Ponto de Diminuição

Seja o primeiro a comentar

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Novo Comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
;

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO