Aula de Bateria 2
Capitulo 2: Conhecendo seu Instrumento
Bom, agora vamos conhecer todas as peças que compõem uma bateria:
- PRATO
· Condução (ride) - onde conduzimos a música.
Nele também podemos usar a Cúpula (bell ride).
· Ataque (crash) - usado para início do tema, um acento na música ou final de um fill (que é a "uma virada" nos tons e tambores, terminando no prato de ataque.
Como os pratos da bateria são também peças extremamente delicadas, cuidado no transporte. Ao tocar nos pratos mais finos, a intensidade com que se toca deve ser menor pois ele soará perfeitamente com um simples toque com a baqueta.
- TAMBOR
Faz a ligação dos toms para o bumbo.
A afinação do tambor é médio-grave ou grave.
Para deixá-lo com estas características mantenha a pele do tambor levemente solta. A pele resposta deve estar mais apertada do que a pele de ataque.
Ao afinar dê o mesmo número de volta em todos os parafusos.
Para checar a afinação da peça, toque a pele levemente com a chave de afinar perto de cada parafuso (aproximadamente 2 cm, do aro para a pele) e perceba se todos os parafusos estão dando o mesmo harmônico. Se estiverem tudo igual, ótimo! Você deverá tocar a peça com a baqueta para sentir se é realmente esse o som que você quer. Se quiser um som mais grave (soltar mais os parafusos) ou mais agudo (apertar mais os parafusos).
- TOM-TOM
É onde damos o "colorido" extra no ritmo que estamos tocando.
Basicamente as baterias vem com 2 toms.
Eles são afinados da seguinte maneira:
Tom 1 (menor) - som mais agudo.
Tom 2 (médio) - som mais médio.
Ao afinar dê o mesmo número de volta em todos os parafusos. Para checar
a afinação da peça, toque a pele levemente com a chave de afinar
perto de cada parafuso (aproximadamente 2 cm, do aro para a pele) e perceba se todos os parafusos estão dando o mesmo harmônico. Se estiverem tudo igual, ótimo!
Você deverá tocar a peça com a baqueta para sentir se é realmente
esse o som que você quer. Se quiser um som mais grave
(soltar mais os parafusos) ou mais agudo (apertar mais os parafusos).
- CAIXA/ARO
É nela que treinamos a maior parte das técnicas das mãos.
Ao afinar dê o mesmo número de volta
- BUMBO [Bass drum]
É a peça mais grave da bateria. Tem um som forte, geralmente mais
abafado que as outras peças da bateria - exceto no jazz, bossa-nova, e
ritmos mais "excêntricos", que costumam deixá-lo sem o abafador
ou pouco abafado.
Ao afinar dê o mesmo número de volta em todos os parafusos.
Para um som mais grave, deixe a pele onde o pedal toca mais solta
que a da frente.
Para abafar o bumbo, é aconselhável colocar uma espuma que toque ambas as peles.
- CHIMBAL
Usamos o chimbal para fazermos a condução na música.
Seu som é agudo e é formado por dois pratos que se tocam no momento que acionamos o pedal da máquina de chimbal com o pé.
Seu som é agudo e é formado por dois pratos que se tocam no momento que acionamos o pedal da máquina de chimbal com o pé.
Procure proteger os pratos de cima usando feltros para prendê-los na presilha.
Estes feltros devem ser colocados da seguinte forma:
Estes feltros devem ser colocados da seguinte forma:
Todo o cuidado com esta peça é pouco.
Por se tratar de uma das peças mais complexas da bateria, evite transportá-lo pelo varão (peça onde é preso o prato de cima) e nunca coloque a baqueta entre os pratos e acione a máquina.
Por se tratar de uma das peças mais complexas da bateria, evite transportá-lo pelo varão (peça onde é preso o prato de cima) e nunca coloque a baqueta entre os pratos e acione a máquina.
- PEDAL DE BUMBO
Preso na base do bumbo, é com ele que tocamos o bumbo.
Como se trata de uma peça mecânica, sempre que possível faça uma limpeza no pedal, removendo toda a poeira e lubrificando (sem exageros) todas as partes que necessitam desta manunteção.
A mola do pedal não deve estar nem muito solta (pois o pedal irá demorar
para voltar ao seu ponto de repouso) e nem muito esticada( pois ele ficará muito pesado para ser acionado, dificultando os toque mais rápidos).
Como se trata de uma peça mecânica, sempre que possível faça uma limpeza no pedal, removendo toda a poeira e lubrificando (sem exageros) todas as partes que necessitam desta manunteção.
A mola do pedal não deve estar nem muito solta (pois o pedal irá demorar
para voltar ao seu ponto de repouso) e nem muito esticada( pois ele ficará muito pesado para ser acionado, dificultando os toque mais rápidos).
Capitulo 3: Posição
PÉS
O pé direito (Bumbo) tem duas maneiras de toca-lo no pedal de bumbo.
Este é um fator importante pois pense em dirigir um carro onde o banco não está posicionado para você. O que fazer?? Arrumá-lo antes de ligar o carro. Da mesma forma, devemos ter todos os instrumentos da bateria (caixa, pratos, etc...) à nossa mão, ajustados de maneira que não nos cause desconforto durante a execução.
LEMBRE-SE:
Aquele lance de “prato no céu” é coisa para videoclipe!!! Tudo tem que estar bem próximo à você, ok???
LEMBRE-SE:
Aquele lance de “prato no céu” é coisa para videoclipe!!! Tudo tem que estar bem próximo à você, ok???
PÉS
O pé direito (Bumbo) tem duas maneiras de toca-lo no pedal de bumbo.
1ª) PÉ CHAPADO: Onde o pedal é acionado com o calcanhar abaixado na sapata.
2ª) PÉ LEVANDO: Onde o pedal é acionado com o calcanhar levantado na sapata.
A primeira posição é mais indicada para músicas mais lentas e a segunda posição é mais indicada para músicas com mais pegada, como o rock e o funk.
O pé esquerdo (Chimbal) segue o mesmo exemplo do pé direito.
O pé esquerdo (Chimbal) segue o mesmo exemplo do pé direito.
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