Uploaded with Avramovic Web Solutions ImageShack Hotspot

SBV

;

Fotos Igreja


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Aula de Bateria 3

Capitulo 4: Dicas Iniciais
Antes de começarmos a nos aprofundar nos assuntos técnicos relacionados à Bateria, gostaria de estar dando a vocês alguns toques que tenho, aprendido durante todos esses anos lecionando e tocando bateria. Para nos tornarmos bons músicos, é necessário alguns quesitos básicos: A Dedicação, o Empenho, a Perseverança e o mais importante, disciplina e paciência (e muita paciência consigo mesmo).

O aluno iniciante geralmente está “cheio de gás”, louco para tocar, então, o que ele mais quer é comprar logo a sua Batera e ficar tocando o dia inteiro. Durante essa fase, é natural que esse “gás” vá diminuindo, mas enquanto isso não acontece, o aluno poderá sentir dores nas costas, nos braços e nas pernas.

Por isso é recomendável antes de começar a tocar, fazer um leve relaxamento dos braços, pernas e mãos. Utilize algum exercício para relaxamento que acione bastante os pulsos, tornozelo e as juntas dos braços e pernas.

Amigos, não adianta você sentar na sua batera 8 horas no fim-de-semana sendo que durante a semana você não dá nem um bom dia à sua amiga! O ideal é você “vê-la” pelo menos um pouquinho todos os dias.

Além do que, se você tocar 8 horas de bateria num só dia, você, com certeza, vai deixar todos em sua casa loucos. É muito importante que todos na casa cheguem a um acordo quanto aos dias em que você pode tocar, a que horas e o mais importante quanto tempo.

Negocie até mesmo com os vizinhos, porque nada mais chato do que você estar fazendo um som na sua batera e o vizinho “enchendo o saco”. Mas temos que entender que nem todos gostam do “barulho” maravilhoso da Bateria!

Capitulo 4: Partitura

 

Finalmente chegou a hora de tocarmos o nosso instrumento, sempre lembrando daqueles conceitos que foram dados no começo do curso (baquetas, posição do instrumento, pés, etc...).
Para que possamos praticar os exercícios, é necessário fazermos uma introdução á partitura, mas não se preocupem pois, vou passar esse assunto de maneira bem rápida e fácil.
Numa primeira fase não nos preocuparemos com a parte teórica pois, mais adiante veremos o assunto com mais profundidade , o objetivo é fazer com que o aluno toque e com isso consiga estar trabalhando a sua coordenação motora
Definição
É composto de um conjunto de 5 linhas e 4 espaços,chamado pauta ,aonde são escritas as notas musicais (DÓ,RÉ,MI,FÁ,SOL,LÁ,SI) . No caso da bateria essas linhas e espaços significam uma peça da bateria a ser tocada.
Sendo que no começo utilizaremos apenas as linhas 1 (bumbo) , 3 (caixa) e 5 (chimbal com a mão ).
Utilizaremos um sistema de contagem que vai do 1 ao 4, como se fosse o andamento de um relógio, com intervalos regulares. Comece contando 1, 2 , 3 e 4 , com a voz , sempre devagar . Agora adicione a mão direita no chimbal caindo exatamente junto com a sua contagem. Na próxima etapa adicionaremos o bumbo caindo no 1 e depois no 3 .(Ex.2 ) .Coloque a caixa com a mão esquerda no 2 e 4 (Ex. 3 ).

Partitura 1
Obs. Lembre-se que é fundamental fazer esses exercícios devagar, contando e com muita paciência !!!!!!!!!!!!!!
Após esse exercício fundamentado vamos mudar a contagem colocando a letra "e" entre os números (Ex. 4 ). Coloque agora o bumbo no 1 , 3 ,caixa no 2 , 4 .(Ex. 5 ) .

Partitura 2
Parabéns ! Você acaba de criar o seu primeiro groove ("levada"). Sempre com o chimbal no 1 e 2 e 3 e 4 e, coloque o bumbo 1 , 3 , caixa 2 , 4 .(Ex. 6).
Obs. Verifique se você está entendendo a leitura.
Agora coloque o bumbo no 1 , 2 e , 3 caixa 2 , 4 (Ex. 7) .

Seja o primeiro a comentar

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Novo Comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
;

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO